FANDOM

LínguasENflagESflagNLflagTLflag

O clã é a entidade social em que a maioria dos Hvetshran vivem. Outros vivem entre os humanos, ou viajam ao redor auto suficientes por se sós ou num grupo pequeno. Quase todos os Hvetshran se identificam com um verdadeiro clã nalgum ponto da sua vida, que não necessariamente é o clã do seu nascimento.

Tamanho Editar

Um clã médio tem pouco mais de cem (100) membros. Este número é subjetivo, já que mais da metade das famílias vão na direção de cento cinquenta (150) membros e um par de clãs grandes contam com ao redor de duzentos membros (200). Mais de um terço dos clãs são pequenos clãs, com ao redor de cinquenta (50) membros, ou inclusive menos. Os limites de tamanho do clã são pelo geral ao redor de vinte (20) no mínimo e um máximo como 200-250. Qualquer grupo embaixo vinte membros não fica no mesmo local por muito tempo, convertendo-se em vagabundos ou fundindo-se com um clã real.

Hierarquia Editar

Normalmente, o respeito pelos mais velhos é uma obrigação e uma base para a hierarquia dentro do clã. O clã líder, porém, é uma excepção a isto, porque os membros do clã fortes são aqueles que serão os de caça e guerra.

Os hvetshranologistas classificam a hierarquia do clã ou como matriarcal ou patriarcal. Esta não é uma divisão rigorosa, e existem muitas gradações possíveis em ambas as direcções. Ao contrário da crença popular, se um clã é matriarcal ou patriarcal não depende das proporções de género.

Matriarcado Editar

O matriarcado é um tipo de hierarquia em que a mulher tem o papel principal. Os clãs com uma série de fortes lideranças femininas ou figuras religiosas são muitas vezes matriarcais. Tarefas como propor ou planear uma caçada por uma mulher está num matriarcado, embora este último muitas vezes é feito por mulheres num clã misto ou não demasiado extremamente patriarcal também.

Patriarcado Editar

O patriarcado é a contrapartida dum matriarcado, onde o homem tem o papel principal. Isto significa que os machos são geralmente o chefe da família e obtêm o papel de líder dum clã com mais freqüência.

Hierarquias exclusivas Editar

Apesar de todos os clãs têm variações ligeiramente únicas da hierarquia padrão, alguns clãs têm um único tipo de hierarquia, como Grlyt, um clã que tem uma hierarquia de liderança dobro desde Lyøtk e Treh mescladas.

Localização geográfica Editar

Apesar de que a espécie Hvetshran nestes momentos se estende ao longo da superfície da Terra, a maioria das famílias se encontram na Eslováquia e no sul da Polónia.

Tipo Editar

O tipo de clã na maior parte depende do habitat que o clã específico vive. Os Hvetshrans com escamas verdes, logicamente, têm uma vida mais fácil numa floresta do que no norte, enquanto os Hvetshran que têm pele duma cor azul ou cinzento podem preferir viver no norte do país, na costa ou em ambientes rochosos. O tipo de clã influencia muito a forma porque lugar de vida dum clã está estruturado e também as rotinas de clãs e hierarquia.

Alguns clãs, movendo-se, mudam do tipo uma ou várias vezes ao longo da sua história. A mudança tem consequências para os habitantes dum clã. Se apenas uma minoria não podem-se adaptar ao novo ambiente, estes Hvetshran normalmente só encontram um novo clã para viver.

O papel dum clã Editar

O impacto dum clã num indivíduo geralmente depende do papel que o clã tem na vida do Hvetshran. Se eles movem-se ao longo da sua vida, o seu clã de nascimento é o clã marital, por exemplo, tem um significado diferente.

Migração dum clã Editar

Migrar dum clã para outro não é incomum, e é muitas vezes doe para evitar linhagens. Devido a isto, muitas vezes os clãs sabem onde os seus clãs circundantes estão situados. Para manter esta posição de conhecimento, o clãs que se mudam geralmente enviam um pequeno número dos seus membros a viver com as suas famílias ao redor depois de terem movido. Os seus clãs vizinhos, em troca, aconselham aos seus próprios membros que queiram sair para ir viver no seu clã. Isto mantém a população estável.

Clãs notáveis Editar

Históricos Editar

Actualmente activos Editar

Eslovacos Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória