FANDOM

LínguasENflagNLflagNOflag

O sistema de numeração que os Hvetshran usam, é um sistema de numeração de base 8 ou octal, significando que conta até oito antes de reiniciar usando sinais, que é dois a menos que o sistema de base 10 que usam muitos humanos.

Origem Editar

A razão pela qual os Hvetshran usan o sistema de base 8 é porque eles não usam os seus polegares para contar. A fazer as marcações que indicam os números, eles contam apenas com os seus quatro dedos mais longos, uma vez que os seus polegares não estão na mesma linha que o resto dos seus dedos.

Palavras para contadores Editar

Dígitos Editar

Dígito 1 2 3 4 5 6 7
Palavra su li te mo

Outros números Editar

Número 8 64 512 4096
Palavra hem dur sah don

A compor números Editar

Para compor um número, os números são classificados do maior para o menor, com a quantidade de vezes que são usados antes deles, na transcrição, muitas vezes relacionado com um hífen. Portanto, o número 681, por exemplo, é representado com as palavras: sah få-dur mo-hem su (512 + 2×64 + 5×8 + 1 = 681).

Composição alternativa Editar

No caso de números ao quadrado, tais como 5² (cinco vezes cinco), os Hvetshran podem usar tanto a composição normal, ou a alternativa só a dizer o número duas vezes. Isto significa que 16 pode tornar-se tanto få-hem ou te-te, e 25 pode tornar-se tanto li-hem su ou mo-mo. A composição alternativa é, contudo, apenas utilizado para os números com uma ou duas sílabas.

Também no FANDOM

Wiki aleatória